tipos de tênis

Tipos de tênis e como usá-los em ocasiões mais formais

Eles vão à academia, ao trabalho, à balada e há quem os leve até à festa de casamento. São tantos tipos de tênis, tão diversos e versáteis, que é difícil encontrar alguém que não use pelo menos um par deles em algum momento do dia a dia, nem tenha uma história com um tênis especial.

Os tênis são tão relevantes no imaginário coletivo que já foram imortalizados em músicas inúmeras vezes. Seja por Nando Reis e Cássia Eller, que acharam estranho gostar tanto do seu All Star azul, ou pela apresentadora Angélica, que em 1992, encontrou um anjo na rua dela que estava “de blue jeans, tênis velho no pé, de boné”.

Embora os pares ganhem o afeto das pessoas até antes dos donos nascerem – vide fotos de minitênis anunciando gravidezes nas redes sociais – eles não servem para toda e qualquer ocasião. Alguns são mais indicados para determinados esportes, outros para aventuras, alguns são mais formais… Tudo vai depender do tipo de tênis, do modelo, do solado e dos materiais.

tipos de tênis

Foto de Helena Lopes no Pexels

Como os tênis chegaram aqui?

Até 1939, o tênis não era parte da vida do mundo todo, e as pessoas só usavam sapatos formais de couro, bem menos confortáveis. Há quem diga que quem começou a mudar essa história foi um norte americano chamado Charles Goodyear – sim, aquele dos pneus. Um belo dia, o Sr. Goodyear achou um jeito de vulcanizar a borracha, ou seja, torná-la mais estável e maleável. A indústria automobilística adorou a novidade, e logo a calçadista se encantou também.

Primeiro, foi o solado dos calçados dos jogadores de cricket que passou a ser fabricado com o novo material. Depois, o pessoal que praticava tênis quis também, afinal, a sola de borracha era mais leve e deixava os movimentos bem mais soltos. E foi aí que o tênis passou a ser chamado de tênis – embora em inglês também tenha ganhado o nome de sneaker.

Há divergências sobre o surgimento dos primeiros tênis, mas o fato é que o calçado começou a ser usado primeiro entre os mais ricos, depois se popularizou entre os atletas, até ganhar o mundo todo.

Os jovens de famílias abastadas americanas curtiram o sapato confortável e o incorporaram visual. Assim, os tênis saíram das quadras frequentadas pelos esportistas mais abastados e ganharam espaço em looks mais casuais de jovens ricos. Depois, foram para as quadras de basquete, as pistas de corrida e o mundo inteirinho – especialmente porque passaram a ser fabricados em tecido, o que acabou barateando o produto e tornando-o mais acessível a outras classes sociais.

Quais são os tipos de tênis?

tipos de tênis

Foto de C Technical no Pexels

Não é só porque são tênis que todos os modelos são iguais e servem para as mesmas ocasiões. Dá uma olhada em algumas opções:

  • Tênis casual: em geral mais simples e sem grandes recursos ergonômicos, é aquele tênis usado no dia a dia. Tem aqueles de solado fininho, feitos em lona e com a ponta em borracha – um clássico modelo de uniforme escolar. Mas também tem os estampados, os que têm brilhos,os de cano alto, os de solado tão grosso que são quase uma plataforma… O importante é ser versátil;
  • Tênis esportivo: eis aí uma categoria formada por várias outras. Afinal, tem tênis de basquete, de futebol de campo, de futebol de salão, de corrida… Cada esporte tem suas necessidades, como maior leveza, propulsão ou uma pisada mais firme, e as marcas especializadas fazem modelos diferentes para cada tipo de pisada, no caso dos tênis de corrida, por exemplo. Por isso, é bom ficar atento e experimentar antes de comprar. Assim ninguém chega ao final do treino com dor nos joelhos ou no calcanhar;
  • Sapatênis: como o nome já diz, é uma mistura de sapato com tênis. É, portanto, um sapato mais despojado, ou um tênis mais formal. A maioria dos modelos é masculino, já que nas ocasiões em que cabe um sapatênis as mulheres podem também recorrer a outros tipos de sapatos. Em geral, tem solado mais sequinho e a estrutura toda em couro costurado, com cadarços discretos;
  • Tênis de aventura: pode até ser uma subcategoria dos tênis esportivos, mas os de aventura têm uma cara diferente dos modelos de academia e corrida, já que precisam ser resistentes a outros fatores, como chuva e dar mais firmeza aos pés em terrenos acidentados de trilhas. Em geral são impermeáveis – o oposto da maioria dos esportivos, que em geral são pensados para deixar o pé bem arejado. Eles também costumam ter cano médio e alto, para dar mais conforto e proteção, e poucas costuras, para não atrapalhar os movimentos.

Tênis em ocasiões mais formais: quais modelos são arrumadinhos?

tipos de tênis

Foto de The Lazy Artist Gallery no Pexels

Dá pra ir de tênis numa festa? E pro trabalho? A resposta para esse tipo de pergunta é sempre a mesma: depende.

Alguns ambientes, como fóruns de justiça, têm um dress code bem rígido e os tênis ficam de fora das normas. Mas há quem trabalhe em lugares um pouco mais despojados em que um look que misture elementos mais formais e mais casuais, como blazer com tênis, são bem vindos.

Tudo vai depender, também, do modelo de tênis escolhido. Os esportivos, coloridões, com solado reforçado e amortecimento, são super informais. Já os mais sequinhos, rentes ao pé e com detalhes mais delicados têm um ar mais arrumadinho.

Na dúvida, vale conferir alguns detalhes que invariavelmente deixam o tênis mais informal:

  • Quanto mais acolchoada for a estrutura do tênis, mais esportivo ele vai parecer. Modelos que ficam mais ajustados são mais formais;
  • Costura e acabamentos aparentes também deixam o calçado menos arrumado;
  • Quanto mais “molinho” for o tênis, mais informal, também. Se a ideia é parecer mais arrumada, dê preferência aos modelos mais estruturados;
  • Solados grossos trazem peso ao visual e, portanto, parecem mais esportivos;
  • Se o bico do tênis for mais arredondado e fino, ele também ganha uma carinha mais arrumada;
  • Detalhes como bordados, brilhos e apliques ajudam a dar esse toque de formalidade ao calçado.

Ficou indecisa? Experimente. Monte o look completo, calce cada uma das opções de tênis e decida quais fazem você se sentir mais arrumada. Se uma tentativa não der certo, é só trocar!

Deixe um Comentário