consumo consciente

Consumo consciente: 7 apps e sites que ajudam a praticar

O consumo consciente já vinha se fortalecendo em determinados nichos, mas a pandemia – e as crises que vieram com ela – parece ter agilizado essa tomada de consciência coletiva. Em 2020, muita gente decidiu acrescentar uma lista de critérios importantes à escolha do que consumir. Não à toa, a busca pelo termo no Google cresceu 74% no último ano.

Mas praticar o consumo consciente não é como seguir uma fórmula matemática. Há diferentes caminhos possíveis e algumas variáveis no percurso. E a grande sacada é conseguir conciliar todos ou, pelo menos, a maior parte dos critérios em cada aquisição.

Critérios para comprar melhor

O impacto ambiental da produção, uso e descarte é uma questão importante a ser considerada na hora de escolher uma blusinha. Especialmente porque o planeta vive uma crise climática difícil de frear e com consequências desastrosas nos biomas e na vida das pessoas.

Pode entrar na lista também o direito dos animais, que ainda são utilizados como cobaias em testes de alguns produtos.

Outra preocupação de quem quer comprar melhor é o impacto social de uma peça. A utilização de mão de obra escrava na extração da matéria-prima e na confecção é um ponto relevante, mas não o único. O tipo de negócio que será fortalecido com a compra e quem – ou o que – ele sustenta é mais uma questão a ser pensada quando o consumo consciente é uma prioridade.

O problema é que todos esses dados não vêm descritos nas etiquetas – salvo raras exceções. Além disso, algumas marcas malandras praticam o green washing, que é quando a empresa usa todo um discurso ecológico pra vender, mas por trás dos panos segue descumprindo leis e normas ambientais e atuando de maneira poluente e nociva ao ecossistema.

Informações para um consumo consciente

Para ajudar a praticar o consumo consciente sem cair em discursos vazios, aplicativos e sites reúnem informações bem apuradas que podem contribuir na escolha de produtos ética e ecossocialmente corretos:

  • Moda Livre: Por meio de um sistema de pontuação, o aplicativo lista as boas práticas de marcas que combatem o trabalho escravo;
  • Good on You: Site que reúne ideias e dicas para a prática de consumo consciente. Além disso, rankeia marcas internacionais utilizando critérios de ética e sustentabilidade;
  • CoGo: Um aplicativo para calcular sua pegada de carbono a partir dos seus hábitos diários. O app também ajuda a mudar o estilo de vida de forma a tornar seu impacto ambiental mais positivo. Além disso, indica negócios, como lojas e empresas, que estão alinhadas aos valores éticos e sustentáveis defendidos pelo projeto. A má notícia é que essa última parte só abrange o Reino Unido;
  • Modefica: Site com conteúdo diverso e bem produzido que reúne feminismo, meio ambiente, moda e beleza. Nele, os temas ambientais são abordados de maneira concisa, mas também palpável. Os impactos da crise climática são trazidos para o cotidiano, especialmente o de mulheres;
  • Fashion Revolution: Projeto que defende uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. No site, publica estudos e análises aprofundados sobre marcas e varejistas brasileiros, classificando-os com base nas práticas, políticas e impactos sociais e ambientais;
  • PeTA: A ONG internacional de defesa dos direitos dos animais tem um site em que consumidores podem buscar por marcas de cosméticos e cuidados pessoais. Os resultados mostram se testam em animais, se são veganas e se apoiam o trabalho do PeTA;
  • PEA: A ONG brasileira PEA oferece a marcas de cosméticos um selo de produto livre de crueldade com animais. E na internet, oferece a lista de todas as empresas que foram aprovadas segundo os critérios da ONG.

Comprar menos também é consumo consciente

É claro que fazer boas escolhas, seguindo critérios éticos e sustentáveis, é imprescindível para praticar o consumo consciente. Mas não é o suficiente se você continuar comprando o que não precisa.

Sair para dar uma volta e chegar em casa com sacolas de blusinhas de algodão orgânico que não fazem sentido na sua vida e no seu armário, ou que vão durar só duas lavadas, continua sendo prejudicial ao meio ambiente. Afinal, em cada uma dessas aquisições você consome recursos desnecessariamente, e acaba gerando mais lixo.

Então, bora aprender a fazer boas escolhas diante das araras das lojas, lendo as etiquetas, escolhendo materiais, prestando atenção nos detalhes e selecionando itens de boa qualidade? No curso Manual da Compra Incrível eu te pego pela mão e mostro tudo o que você tem que observar antes de arrematar mais um item para o seu armário.

Faça a sua inscrição e aprenda de uma vez a comprar melhor e praticar o consumo consciente gastando somente com o que vale a pena e faz sentido.

 

Deixe um Comentário