Image Alt

A História

Sobre a Érica

SEM REGRINHAS GENÉRICAS, SEM AQUELAS BALELAS DE “TEM-QUE”

Eu sei, você quer sair do básico, dessa “cara de sempre”. Você quer se sentir adequada, quer largar aquela sensação de que falta algo e de que as coisas não combinam com você.

E quer transitar por diferentes lugares, sem deixar a sua personalidade de lado. Frequentar reuniões em ambientes mais “masculinos”, sem perder a sua feminilidade. Parecer bem arrumada, mesmo quando senta pra brincar com seus filhos – humanos ou peludinhos.

Talvez você tenha passado anos acreditando que “cuidar da imagem é besteira. futilidade!” ou que “estilo se tem ou se nasce com ele” – mesmo que isso tenha vindo das mesmas pessoas que dizem que você precisa “se arrumar mais”. Parece paradoxal, mas isso é mais comum do que você imagina.

E nada disso significa que você veio com uma habilidade faltando ou que se começar a olhar para o seu estilo, vai perder ainda mais tempo na frente do espelho. Ou gastar loucamente. Ou virar uma Barbie.

Eu entendo que na correria do dia-a-dia, entre trabalho, vida pessoal e a vontade imensa de conhecer coisas e lugares novos, quase não sobra tempo pra cuidar de si mesma.

E se fazer compras é gostoso, perder horas na frente do armário para montar looks com as mesmas peças de sempre às vezes parece um martírio.

E se você caiu aqui agora, é por saber que algo precisa mudar.

A lista de “peças que você tem que ter”, que você achou navegando pela internet, não te representa… a sua personalidade pede muito mais do que o velho trio de calça jeans camisa branca e blazer pretinho mostrados naquele vídeo do Youtube. Você até quer ter peças versáteis, que facilitem a sua vida, mas não aguenta mais ouvir falar do tal “pretinho básico”, que deixa todo mundo tão igual.

Você não quer ser igual nem ao que tem sido, que dirá às outras pessoas!

Sem contar as necessidades bem específicas de conforto e de rotina que não se encaixam em nenhuma dessas listas. Você precisa de mais. Você precisa de alguém que te entenda.

Você merece mais do que uma receita de bolo

Eu estou aqui pra te te guiar por esse processo. Pra te ajudar a encontrar o que é bonito você e a libertar o estilo que você já tem.

Nós vamos mostrar isso pro mundo por meio das suas roupas e aparência. A proposta é fazer um mergulho em quem você é e identificar as melhores estratégias para construir e combinar um guarda-roupa que seja a sua cara.

Palavras de Quem Conhece

Mulheres incríveis que passaram pela Consultoria

Érica was amazing. The process she led me through really made me look at my personal style in a way I never had before. I always thought that I had a style. But working with her made me realize I'd been just copying other people and had never developed a look of my own. Through the different exercises, I started to see new options. And she's helped me develop a look that feels so much more right for me. One of the great parts of us working together is that she encouraged me to take pictures of myself in my clothing throughout the process. And now I can look back and actually see how my style and options evolved even before I bought any new clothing. I learned how to wear my existing (very limited) wardrobe in a new way. This was a very worthwhile process. I definitely recommend working with Érica.

depoimento erica mesirov
Erica Mesirov
Nutritionist

A consultoria de imagem me ajudou a otimizar o meu guarda-roupas, a dar um novo uso para peças que eu gostava mas quase não usava. Um exemplo: um vestido de renda bege super formal virou Coringa depois que a Érica me mostrou que eu poderia usá-lo com jaqueta de couro mais pesada e meia-calça mais grossa. Aprendi a ressaltar qualidades e disfarçar pontos favoráveis no meu corpo. Vi que poderia assumir o estilo que gosto, mais romântico, sem cair no óbvio, com praticidade e comodidade, sem ser uma vítimas da moda. Além disso, a Érica me ensinou a organizar meu guarda-roupas, e aproveitar o que tem sem a necessidade de comprar muita coisa nova. A escolha dos acessórios pode modificar completamente o visual, sem gastar muito. Sem contar que, depois da consultoria, adotei a regra de ouro :entra uma peça nova, outra antiga tem de ir embora. Hoje eu tenho menos peças, mas uso praticamente tudo. Antes eu tinha um armário lotado, mas usava sempre as mesmas roupas!

a
Erika R.
Empresária

Achei um otimo investimento, consegui em apenas quatro horas, provar e comprar roupas que talvez eu demorasse mais de uma semana se fosse fazer sozinha e tenho certeza que não ficaria tão bom. O mais incrivel é que todas as peças combinam entre e si e também com o que tenho no meu guarda roupa. Eu aprendi também sobre tecido e caimento das peças, não só a beleza da roupa vista na vitrine ou no cabide que contam na hora da compra. Foram duas calças, 1 saia, 1 colete, 1 camisa, 3 blusas, 1 vestido e dois sapatos e 10 lojas visitadas em 4 horas e o mais legal é que foi bem divertido. Acho que vou me dar este presente mais vezes. Hoje contratamos arquitetos para nos auxiliar na reforma e compra de móveis, buscamos tratamentos esteticos para pele, cabelo, corpo e as vezes esquecemos que precisamos ter os mesmos cuidados na escolha das nossas roupas, o investimento com um profisisonal sério acaba ajudando a gastar menos, pois o guarda roupa ficará mais funcional.

depoimento eliana menegucci
Eliana Menegucci
Diretora de Rede de Livrarias

O processo todo despertou não somente o interesse em pensar na roupa como forma de expressão e posicionamento (não mais o “tenho que me vestir, ok”), mas especialmente a edição deixou somente opções válidas, não tumultuadas e que já sei que vão cair bem, o que estimula o ato de vestir – ao contrário do desânimo que dá colocar uma roupa que pensava que ia bem e, puts, ficou ruim, me fazendo voltar para opções mais quadradas e “seguras”, sem a menor emoção.

Mari Nassif
Empresária

Antes de mais nada, o processo da consultoria resolveu o impulso de comprar por comprar: percebo na hora se a roupa combina comigo, com meu momento de vida, com minha cartela de cores e com o que eu já tenho para coordenar. As novas compras acabam fazendo muito mais sentido. Foi o mesmo ano em que fiz coaching, e os dois processos de autodescoberta foram complementares. Dá a sensação que tinha uma fênix nas cinzas, só esperando os estímulos certeiros para trazer à tona o meu melhor, tanto no plano profissional como pessoal. Quando consegui me ver feliz, criativa e capaz de criar, aberta para as possibilidades da vida, foi muito mais fácil refletir isso na minha aparência. Parece exagero, mas é um passo enorme quando você se dá conta que não guarda uma roupa muito especial para um dia que nunca chega, porque sua vida é especial e ela é hoje, agora. Eu tenho menos, mas me visto melhor e com mais amor próprio. E para a vida que eu quero ter. <3

Foto Veronica Mambrini
Verônica Mambrini
Jornalista

Interesse antigo. Estudo sério. Experiência concreta.

Eu fui aquela criança que passava o tempo criando peças e looks para as bonecas e desenhando roupinhas em todos os papéis que estivessem disponíveis.

Ainda no colegial, comecei a estudar sobre vestuário. Um trabalho interdisciplinar virou desculpas para criar um site de moda (numa época que as pessoas mal usavam internet discada), as férias de julho viraram oportunidade para o primeiro curso de desenho de moda e os presentes viraram livros sobre história, técnicas, informações sobre o mercado e todas as coisas voltadas para estilo.

Comecei com os cursos técnicos de desenho, costura e modelagem, passei pela graduação em Gestão de Negócios da Moda e estudei em mais instituições que consigo contar (SENAC, SENAI, Unisanta, FGV, IBModa e Centro de Visagismo Philip Halawell são só algumas). Foi nessa trilha que me deparei com a Consultoria de Imagem e cheguei ao Fashion Institute of Technology, em Nova York, onde adquiri parte das minhas especializações.

Principalmente depois de me tornar Visagista, eu sabia que a relação com a imagem poderia ir além. Então, fui buscar uma pós-graduação em Sociopsicologia, na FESPSP, para trazer contribuições da psicanálise, sociologia e antropologia à consultoria de imagem e estilo. Por necessidade pessoal, acabei me aprofundando em outros estudos relacionados ao comportamento humano e isso reverberou no meu trabalho também.

São quase 2 décadas, me dedicando a estudar e praticar esse olhar para a moda e o estilo pessoal. Aprimoramento contínuo, que segue mesmo já sendo formadora de outras profissionais por alguns anos.

A experiência com a criação e o desenvolvimento de produtos ficou no passado. Os trabalhos de styling e produção de moda também. Mas me deixou o olhar mais técnico para o guarda-roupa, enquanto eu segui ajudando pessoas que não tinham nem espelho em casa a identificar uma imagem que as fizesse sentir orgulho de si – e conquistassem os elogios dos outros!

Por consequência, passei a trabalhar com uma metodologia própria, exclusiva, para ajudar mulheres a se libertarem, desbloqueando crenças que limitam o autoconhecimento e a expressão de quem elas realmente são.

Seja por meio de atendimentos individuais, cursos ou mesmo livros, escolho ser essa contribuição por acreditar que a moda não precisa ser uma inimiga, futilidade ou coisa de menininha despreocupada. A gente não nasce sabendo transformar diversas opções em estilo, é um exercício de autoconhecimento. De se libertar das imposições sociais e traduzir a nossa essência pra cada peça de roupa e acessório que a gente veste.