Corset: leia este post antes de comprar!

como usar corset

A gente não voltou no tempo, mas o corset está aparecendo com tanta força nos sites de moda e street style do hemisfério norte, que é impossível ignorar a possibilidade dele ganhar as ruas de outros lugares do mundo novamente.

Pra ser justa, não é como se ele tivesse realmente sumido – já que sempre teve um espaço garantido entre alguns grupos específicos, como a mulherada do tightlacing, e tenha feito algumas participações especiais em modas “recentes”, como na década de 90.

Isso não quer dizer que você precisa correr para a loja mais próxima e eleger um corset (ou vários) para chamar de seu! Tá tudo bem se isso não bate com o seu estilo e você passar sem essa (ou qualquer outra) moda, ok? Com a força que essa proposta está vindo, grandes são as chances dela ganhar as ruas e sumir antes do ano que vem, de tão cansadas que as pessoas ficarão de vê-la.

Mas se você já tá esperta em como se apropriar da moda e essa é a sua pegada e você adorou saber que ele vai deixar de ser usado apenas por grupos muito específicos, trago boas notícias! Apesar de algumas mulheres estarem investindo pesado em modelos que dificultam a respiração, nem todas as versões precisam ser tão desconfortáveis.

Algumas têm menos estrutura e ocupam menos espaço no corpo, funcionando mais como uma faixa de tecido ou um cinto do que como um corset mesmo.

como usar corset

Imagem: Asos

É importante lembrar que esse tipo de detalhe tem um quê de roupa íntima, por isso pode trazer um toque bem sensual para as suas roupas. Se você for adepta do high-low, pode aproveitar isso e compensar a sensualidade da peça com uma peça bem bem casual, como um moletom ou uma camiseta. Trazer um toque de cor também pode aliviar essa carga de sensualidade, nos ambientes mais informais.

corset com moletom

Imagem: Pinterest

Para um ambiente de trabalho for mais conservador, é legal pensar bem antes de sair por aí com a peça. Se você fizer questão, uma alternativa interessante são os modelos com toques de alfaiataria.

corset alfaiataria taylor

Imagem: Pinterest

corset com toque de alfaiataria

Imagem: Pinterest

Outra opção, para quem evita arriscar tanto, é investir nos tipo cintos, que trazem força e atualizam o look, mas sem trazer tanto do ar de peça íntima.

corset-cinto

Imagem: The Simply Luxurious Life

corset cinto

Imagem: Carms London

Mas se a tua é bancar a criativona e ainda economizar uma grana, pode dar uma de Taylor Tomasi Hill e estilizar uma camisa que você já tenha. Com uma amarração, ela criou o seu corset, que usa até misturando estampas no segundo look.

corset camisa

Imagem: Steal The look

Aliás, algumas mulheres estão misturando a proposta com outras ideias-chave da temporada, como as maxi-mangas, as botas metalizadas, as saias de vichy e provavelmente vão misturar com o que mais a moda resolver trazer. Não existe nada de muito errado em fazer isso, se essas peças também representarem a sua personalidade.

Mas essa mistura pode criar uma ideia de falta de identidade, de precisar se enterrar sob tendências efêmeras, em vez de mostrar o seu verdadeiro potencial para o mundo. Por isso é sempre legal pensar 2 vezes antes de misturar peças muito marcantes, ok?